Microsoft vai adquirir a Activision por $69 bilhões em uma aposta no metaverso.

Picture of saoluisemfoco.com
saoluisemfoco.com

Notícias | Política | Atualidades

metaverso microsoft

A Microsoft Corp está comprando a Activision Blizzard, fabricante de “Call of Duty”, por $68,7 bilhões, no maior negócio da indústria de jogos na história, à medida que gigantes globais de tecnologia marcam presença em um futuro virtual.

O acordo totalmente em dinheiro, anunciado pela Microsoft na terça-feira, sua maior aquisição até o momento, fortalecerá seu poder de fogo no mercado de jogos eletrônicos em expansão, onde enfrenta líderes como Tencent e Sony.

Também representa a aposta da multinacional americana no “metaverso”, mundos virtuais online onde as pessoas podem trabalhar, jogar e socializar, assim como muitos de seus maiores concorrentes já estão fazendo.

“Os jogos são a categoria mais dinâmica e emocionante do entretenimento em todas as plataformas atualmente e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento das plataformas do metaverso”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

A oferta da Microsoft de $95 por ação representa um prêmio de 45% sobre o fechamento de sexta-feira da Activision. Suas ações subiram 27%, para $83,35, no início das negociações, ainda com um desconto significativo em relação ao preço da oferta, refletindo preocupações de que o acordo possa enfrentar escrutínio regulatório.

Até agora, a Microsoft evitou o tipo de escrutínio enfrentado pelo Google e Facebook, mas esse acordo, que a tornaria a terceira maior empresa de jogos do mundo, chamará a atenção dos legisladores, disse Andre Barlow, do escritório de advocacia Doyle, Barlow & Mazard PLLC.

“A Microsoft já é grande no setor de jogos”, afirmou ele.

As ações da gigante da tecnologia caíram 0,7% no início das negociações.

O acordo ocorre em um momento de fragilidade para a Activision, fabricante de jogos como “Overwatch” e “Candy Crush”. Antes do anúncio do acordo, suas ações haviam caído mais de 37% desde atingirem uma alta recorde no ano passado, devido a alegações de assédio sexual de funcionários e má conduta de vários altos executivos.

A empresa ainda está lidando com essas alegações e afirmou na segunda-feira que demitiu ou afastou mais de três dezenas de funcionários e disciplinou outros 40 desde julho.

O CEO Bobby Kotick, que disse que a Microsoft o procurou para uma possível aquisição, continuará como CEO da Activision após o acordo.

Em uma conferência telefônica com analistas, o chefe da Microsoft, Nadella, não se referiu diretamente ao escândalo, mas falou sobre a importância da cultura na empresa.

“É fundamental que a Activision Blizzard avance em seus compromissos culturais renovados”, disse ele, acrescentando que “o sucesso dessa aquisição dependerá disso”.

‘A CORRIDA ARMAMENTISTA DO METAVERSO’

O mercado global de jogos foi avaliado em $173,7 bilhões em 2021 e espera-se que cresça para $314,4 bilhões até 2027, de acordo com a empresa de pesquisa Mordor Intelligence.

A Microsoft já possui uma posição significativa no setor como

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar:

Destaques

Posts Relacionados

Seja o primeiro a saber

Inscreva-se

Notificações de posts

×